8

Resenha Estilhaça-me - Tahereh Mafi

Sinopse: Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.

A história começa com Juliette presa em um manicômio, há 264 dias. Devido ao poder de seu toque que matava, era despreza por todos e inclusive por seus pais que a entregaram para o Restabelecimento a tal lugar. Dentro de sua janela de sua prisão ela tenta ver como mundo está lá fora, tenta ver o pássaro listrado de seus sonhos. O mundo está em confusão. Um grupo assumiu o governo, o Restabelecimento, quando já estava com as reservas de comida e energia esgotadas e os animais estavam “sumindo”, ou seja, morrendo.


Seus dias de solidão mudam quando um rapaz lindo de olhos azuis, chamado Adam Kent, é colocado junto com ela na mesma cela. O mesmo garoto em estudava com ela na infância, o único que não a desprezava na época, mas não sabia se ele lembrava dela. O Restabelecimento tinha um objetivo para colocar o rapaz lá com ela, que futuramente seria usar seu dom para seus planos.

Minha opinião: Sinceramente, adorei o livro, não posso dizer que é o melhor livro de distopia porque não li tantos pra dizer que é o melhor, mas posso dizer que é muito bom. A narrativa é diferente de outros livros que costumo a ler, posso dizer que foi inovadora pra mim. Há com frequência frases com riscos, palavras e frases repetidas em algumas partes narrado. Não fiquei incomodada com isso, só estranhei um pouco no começo, mas logo me acostumei. Vi que a autora usou isso para mostrar o lado reprimido da personagem, de mostrar a vontade que ela tinha de ser normal, de que ela tinha desejos e vontades como todo ser humano normal tem, mas devido sua “maldição” tinha medo machucar e matar outras pessoas, então ela se reprimia.

Gostei muito desse universo, do desejo de poder, de ter um dom, de grupos indo atrás de Juliette por causa de seu dom, isso realmente me lembrou um pouco do desenho X-MEN, só que num ambiente onde o mundo está totalmente em um caos. Acho que é por isso gostei tanto.

Uma coisa positiva do livro é que os capítulos são bem curtos então quando acaba um você já engata no outro, então parece que a leitura fica melhor, porque capítulo muito grande cansa um pouco. Adorei a diagramação, a editora Novo Conceito fez um bom trabalho neste livro.
Adorei os personagens, principalmente o vilão do Restabelecimento, o Warner, eles foram bem descritos e desenvolvidos pela autora, acho que é a primeira vez que gosto de todos os personagens.

Confesso que demorei a engatar na leitura, porque assim que comecei a ler eu viajei e quase não li nada mas acho que se tivesse em casa teria lido mais rápido. Achei esse livro bem introdutório para os livros seguintes porque ele acaba na melhor parte e você fica doido pra ler o próximo. Depois que acabei de ler me deixou com aquele  gostinho de quero mais. Tentei não contar muito no resumo que fiz em cima porque que ia ser muito "estraga prazer". Espero que gostem e fiquem animados a ler. Recomendo.


Resenhado por Sandy Vianna

8 comentários:

Isabella Oliveira

Oi Sandy, adorei sua resenha! Eu já li várias críticas positivas sobre esse livro e estou doida pra ler. Já sabia que haviam frases riscadas no livro porque vi em uma resenha, mas quem escreveu não disse se isso era bom ou ruim, e eu fiquei na dúvida, mas agora eu já sei que isso só tornou o livro mais interessante. Parabéns e muito sucesso pro seu blog!

Luana Farias

Senti um pouco de falta de ela explicar aquele universo que ela vive, mas como vc eu adorei o livro e a escrita.

Beijos

wanessa,

Olá!
Gostei da sua resenha, como as outras críticas que li até agora, foram todas positivas. Tenho um grande interesse pelo livro. (:
Sucesso para o seu blog!
beijo,
wan

Jéssica Patrício

Oi! Esse livro já está na fila!Estou muito ansiosa para lê-lo,pois parece ótimo! Adoro distopias,sua resenha ficou bem legal,beijos!

strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

Paty Reginatto

Oi,Sandy! Gostei mto do seu blog e da resenha tbm. Estou mto interessada nesse livro, sua resenha aguçou mais ainda a minha vontade. Obrigada por ter me feito, lá no Skoob, o convite para conhecer seu blog.
Sucesso, sempre!
Bjos

fabricio miranda belvederesi

Olá, estilhaça-me comprei a algum tempo mas ainda nem li, mas algumas resenhas fazem com q eu desperte interesse nele, mas enfim, venho avisar que deixei mais um selo pra vc no meu blog :D
Entra la:
http://nadandoemlivros.blogspot.com.br/2012/08/novo-selo.html

Rodrigo C. Borges

Já li muitas resenhas sobre esse livro e todas foram bem diversificadas até agora, alguns amam o livro outros nem tanto, pessoalmente achei a trama bem interessante, emobra lembre muito X-Men.
Abraços.

http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

Carol Moniz

Fui na Bienal e fiquei com vontade de compra-lo, mas como não havia vido nenhuma resenha fiquei com receio. Agora que vi a sua, percebi que deve ser muito bom o livro!
Estou com muita vontade de lê-lo! :D

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.