8

Resenha: Jogo Vorazes - Suzanne Collins


Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Uma nova nação chamada Panem, antiga America do Norte onde não existe mais Estados Unidos, é dividida em 12 distritos, comandada pela tirânica capital, que é a sede do governo.

No começo da nova nação existiam 13 distritos, onde o distrito 13 se rebelou contra o governo devido às limitações, as explorações e a má qualidade de vida que os distritos sofriam para sustentar a capital. Por causa dessa rebelião, o distrito foi totalmente destruído, sobrando nada. O Governo entendeu essa rebelião como “traição”, e para que os distritos lembrassem esses acontecimentos, foi criada os Jogos Vorazes que aconteciam uma vez por ano, onde um garoto e uma garota de cada distrito entre 12 a 18 anos competiriam entre si, matando uns aos outros até sobrar um que será o ganhador, e este terá a vida completamente de fartura e será sustentado pela Capital. Era uma forma de mostrar que a Capital que tinha muito poder e que pode comandar em tudo.

A história é narrada pela Katniss, uma jovem de 16 anos que desde nova sustenta sua família. Ignorando a lei, ela ia até a floresta caçar para se alimentar e usar os animais para trocar por outras coisas necessárias para que não morressem de fome. No dia da colheita, que o é dia em que todos se reúnem numa praça onde os dois jovens são sorteados, a imã de Katniss, a Prim,  é sorteada como tributo. Para proteger a irmã ela se voluntaria a ir no lugar dela. O segundo sorteado é o rapaz chamado Peeta, em que um tempo atrás ele ajudou Katniss a não morrer de fome.

Minha opinião: O que dizer de Jogos Vorazes? Simplesmente o livro é bom demais! Sempre ficava perguntando o que as pessoas tanto achavam de bom nesse livro e agora eu sei. Leia que você vai saber também. Amei a história, amei os personagens, amei os jogos. Agora você deve estar pensando que gosto de pessoas morrendo ou sendo mortos violentamente, ao contrário disso, o que eu amei foi como os jogos ocorreram junto com os personagens principais. O início foi bem introdutório mostrando sobre a vida deles no distrito, como as pessoas são na Capital, do meio pro final que é quando começam os jogos, não conseguia mais para de ler. Foi muito tenso a leitura. A partir que os Jogos começaram eu devorei completamente o livro. Tem uma citação da Stephenie Meyer, que diz o seguinte:

“A história me fez passar várias noites em claro porque, mesmo quando terminava de ler, ficava acordada pensando.

Realmente aconteceu a mesma coisa comigo, assim que terminava de ler, não parava de pensar na história, tive até dificuldade de pegar direito o outro livro que estava lendo. Depois que acaba o livro, você fica ainda digerindo a história.

Assim que falei deste livro para meu namorado, ele me falou que já existia um filme que ia grupo de jovens em uma arena matarem uns aos outros e etc, tudo a mesma coisa, então pesquisei e realmente essa historia não é original, existe o filme e agora não lembro mais o nome e estou fazendo de tudo pra lembra, se eu lembrar coloco nos comentários.  

São 3 livros, como eu disse lá em cima, no começo é bem introdutório  depois vem o reality show, apesar da história ser violento, o livro ainda consegue ter a parte romântica apesar da personagem Katniss ser durona.
Bom acho que já falei demais, vocês já devem estar cansados de ler sobre Jogos Vorazes. 

Espero que vocês tenham paciência de ler, que gostem da resenha e que comentem muito

 Favorito

Resenhado por Sandy Vianna

8 comentários:

Alice Aguiar

ah resenha ta legal, mas nao sou fã dessa serie nao viu

Jéssica Patrício

Oi Sandy! Estou louca para ler essa série o mais rápido possível,eu já vi o filme,por que infelizmente não consegui esperar para ler o livro já que eu tinha outros na frente! kkkk
mas enfim,a sua resenha ta ótima.

beijos

strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

Jéssica Patrício

ps : Amei o seu novo layout!

Camila Darc

eu ameeei este livro!
realmente uma distopia maravilhosa e incrivel!
beeijos
- No Limite da Leitura

Leandro de Lira

Oi!
Não curti muito JV. Achei a história fraca, com uma protagonista irritante e um romance muito sem sal. Enfim, não gostei mesmo.
Gostei da resenha.
Abraço!

"Palavras ao Vento..."
www.leandro-de-lira.com

Aymée Meira

Eu não gostei tanto assim do livro, pra mim deixou muitas lacunas e o título... não me pareceu fornecer o que a trama passa... =x
mas fico feliz que tenha gostado *-*

beijos

Amy - Visite o Macchiato

Rodrigo C. Borges

Olá sandy, eu sumi da blogosfera por um tempo porque estava sem internet aqui em casa, então fiquei impossibilitado de postar nada novo no blog ou de comentar nos blogs que sigo, como o seu, mas agora a net voltou.
Jogos Vorazes *-*
Eu quero muito ler desde que eu vi o filme em Abril, achei a história incrível e adorei os personagens.
Abraços.

http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

Ana Luísa Andrade

Eu a-m-o Jogos Vorazes. É uma das grandes paixões da minha vida e, cá entre nós, o Finnick Odair (ele aparece só no segundo livro) é o meu futuro marido, hahahahaha.
E a adaptação para cinema desse livro ficou fantástica! Uma das melhores que eu já vi. Vale super a pena.
Beijos, Ana.
P.S.: Você tem um lindo blog, amei. Estou seguindo. ^^

http://quemprecisaviver.blogspot.com.br

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.