5

20 dicas para conservar os seus livros

Olá, eu vi este post no blog Teen's Books que foi tirado de um post que a Editora Universo dos Livros fez sobre os cuidados que devemos ter com nossos livros. Achei muito interessante e queria que meus seguidores e visitantes também soubessem dessas dicas. 

20 dicas para conservar os seus livros:
  1. Quantidades em excesso de livros são pesadas. Dê atenção à espessura das prateleiras.
  2. Lembre-se que o livro deve ser constantemente manuseado. O simples ato de virar as páginas oxigena o material, evita a acumulação de microrganismos que atacam o papel e colabora para que as folhas não fiquem ressecadas e quebradiças. 
  3. Não guarde os livros em sacos plásticos. Isso impede a respiração adequada do papel.
  4. Evite encapar os livros com papel pardo ou similar. Essa "proteção" causa mais danos que benefícios ao volume em médio e curto prazo. Esse papel transmite seu teor ácido para os materiais que estiver envolvendo.
  5. Faça uma vistoria e limpeza anual. Retire todos os livros e limpe com um pano seco, depois limpe a estante com um pano úmido. Evite passar produtos fortes, pois os resíduos podem penetrar no papel.
  6. Deixe sempre um espaço entre a estante e a parede, pois a parede transmite umidade aos livros, e a umidade trás fungos.
  7. Armários e estantes devem ser arejados. 
  8. Estantes de metal são preferíveis.
  9. Não use clipes como marcadores de páginas. O processo de oxidação do metal mancha e estraga o papel.
  10. Em estantes de madeira, opte por revestir as prateleiras com vidro. Não use tinta à base de óleo.
  11. Não guarde livros inclinados, alguns aparadores podem mantê-los retos.
  12. Encadernações de papel e tecido não devem ser guardadas em contato com as de couro.
  13. Nas prateleiras, os livros devem ficar folgados, sendo fáceis de serem retirados.
  14. Ao tirar um livro da prateleira, não o puxe pela parte superior da lombada. O ideal é empurrar os volumes dos dois lados e puxar o volume desejado pelo meio da lombada.
  15. Ao ler um livro, evite abri-lo totalmente, isso pode comprometer a estrutura de encadernação.
  16. Livros apertados na prateleira induzem sua retirada de maneira incorreta, o que danifica as lombadas  e leva ao dano da encadernação. Livros apertados favorecem o aparecimento de cupins.
  17. A melhor posição para um livro é a vertical. Mas caso precise deixá-los na horizontal, tome cuidado para não sobrepor mais de três volumes.
  18. Não coloque o livro à luz do sol direta. O sol desbota e entorta as capas.
  19. Se for um livro antigo ou de maior sensibilidade, lave as mãos antes de folheá-lo, já que mãos engorduradas contribuem para a desintegração do papel. Também não umedeça as pontas dos dedos ao virar a página.
  20. Não utilize fitas adesivas (durex, fita crepe) ou cola branca para evitar a perda de um fragmento de um volume em degradação. Esses produtos possuem alta acidez e produzem manchas irreversíveis no local aplicado.
O que vocês acharam das dicas? Eu adorei, muitas delas eu fazia errado, como por exemplo, deixar os livros na horizontal, infelizmente a estante aqui de casa não é só minha, eu o divido com minha família. Ao decorrer da chegada dos livros não tenho onde colocar, e acabando que um fica empilhado em cima do outro. Daqui pra frente vou ter que procurar uma estante só pra mim. Espero que essas dicas possam ajudar vocês.
Beijos


Sandy Vianna

5 comentários:

Unknown

Oie flor! Eu adorei as dicas,muitas ai eu realmente não sabia ^^ falando nisso preciso de uma estante urgente haha,bem legal o post.
meu blog ta com resenha nova,se quiser dar uma olhadinha lá ;D

strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

Ana Luiza Ferreira

Oi,

amei as dicas!!! Foram muito úteis!

Bjs

Fabi

Oi Sandy!
Essas dicas são sempre bem vindas,morro de medo que aconteça algo com os meus livros,então quanto mais conhecimento melhor.
Bjos Fabi
Http://roubando-livros.blogspot.com

Helana

Boas dicas essas. Sou extremamente chata com meus livros! Cuido deles demais.

Thatah

quando limpei a estante esses dias oxigenei TODOS os meus livros, deu mt trabalho hein pqp fiquei com dedo doendo HAHAHA mas pelo menos com a consciencia limpa de que eles nao vao estragar (eu acho)e impossivel nao sobrepor mais de 3 livros ha horizontal, nao tem mais espaço aqui entao vai ficando tudo empilhado HAHAHA

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.